Curinga, a camisa é um dos itens básicos do guarda-roupa​

Leia neste post

Compartilhe

Tradicional dentro do guarda-roupa masculino, a camisa social é uma peça versátil para a maioria das mulheres que com um toque de feminilidade colocou em xeque a masculinidade e seriedade do item. Clássica, a peça é elegante e simples e todos os anos é reinventada com estampas, babados, golas diferentes e novos abotoamentos.

Restrita aos homens, a camisa passou a fazer parte do vestuário feminino na década de 1930, com Coco Chanel. Audrey Hepburn também foi outra personagem importante na popularização da camisa, principalmente a branca. A atriz tinha costume de usar com as pontas amarradas dando duas voltas na cintura. Nos anos 1950, depois da II Guerra Mundial, como as mulheres tornaram-se figuras importantes no mercado de trabalho, a camisa virou uma peça básica e prática. Na década de 1980, o item ganhou ombreiras e virou uniforme de trabalho. Desde então, estilistas criaram modelos diversificados que transitam do casual ao mais sofisticado.

No cinema, Diane Keaton lançou moda com o filme “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (Annie Hall/1977) ao usar vários tamanhos de camisa e ainda fez sobreposições com coletes e gravatas. O figurino fez o maior sucesso nas ruas. Ainda no mundo cinematográfico, quem não se lembra de Julia Roberts usando uma camisa branca de Richard Gere com um nó na cintura para tampar seu vestido curto em “Uma linda mulher” (Pretty woman/1990)?!

As maiores representantes de estilo no País também já deram seu ultimato sobre o uso da camisa. Em seu livro “O Essencial”, Constanza Pascolato afirma que “é difícil errar usando uma camisa branca de qualidade”. Glória Kalil em “Chic(errimo) – Moda e etiqueta em novo regime” destaca a ousada aparição da atriz Sharon Stone na entrega do Oscar, em 1998, com uma camisa branca do marido presa atrás com um broche de libélula e uma saia longa de tafetá.

© Photo by Tatiana Syrikova from Pexels

COMBINAÇÕES

 

Sinônimo de elegância, a camisa tornou-se uma peça para ser usada a qualquer momento, seja no trabalho, em eventos e até em festas badaladas. Para o verão 2025, aposte nas camisas listradas que estão em alta desde as lojas de departamento até mesmo nas lojas de grife. Versátil, a peça transita do ambiente de trabalho até a praia/piscina, podendo ser usada aberta em cima do biquíni ou body.

Se gosta da peça, e não usa tanto por conta do calor, aposte nos modelos mais despojados sem manga ou com manga curta, assim a camisa se tornará mais fácil de combinar.​ E ai, está esperando o que pra eleger uma camisa pra chamar de sua?

Clássica, a peça é elegante e simples e todos os anos é reinventada com estampas, babados, golas diferentes e novos abotoamentos.

🔗 Pinterest
🔗 Threads
🔗 Whatsapp
🔗 E-mail
Comentários

O que achou desta matéria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

instagram: