Uma mulher para ficar elegante não precisa necessariamente utilizar saltos altos. Os sapatos baixos além de serem confortáveis, também são considerados sinônimos de beleza, estilo e charme. Grandes ícones da moda como a norte-americana Jacqueline Onassis, viúva do presidente John F. Kennedy e a atriz Audrey Hepburn conseguiam ficar fantásticas com calça capri, sapatilhas e camisa branca.
Ao se tornar primeira-dama em 2008, ao se casar com o então presidente da França Nicolas Sarkozy, ex-modelo e cantora Carla Bruni mudou o status da sapatilha e integrou a lista das mulheres mais elegantes de Paris. Adepta dos sapatos baixos, Carla Bruni faz o estilo clássico e chique sempre com os pés nos chãos, mostrando que não é necessário um salto alto para ficar sofisticada, basta saber usar. A ex-modelo usa os modelos em todas as oportunidades em eventos oficiais, no dia a dia e até em bailes de gala. Além disso, a senhora Sarkozy abusa dos flats (sapatilhas) para não ficar mais alta que o marido.
Os sapatos baixos podem ser usados em festas sociais, casamentos e até em eventos descontraídos desde que tome cuidado com a textura do material. Caso a ocasião seja formal e você não pode abusar dos saltos, as sapatilhas e slingback em verniz ou tecido são indicados para compor uma produção mais sofisticada.
Os locais de trabalho também permitem abusar dos sapatos baixos, mas é muito importante não esquecer que você deve estar condizente com o cargo que ocupa e com o estilo da empresa. O conforto deve estar em primeiro lugar, por isso, se você trabalha muito tempo sentada evite usar sapatos apertados, opte por modelos mais confortáveis e maleáveis. Os mocassins são elegantes e trazem peso para o visual.
As sandálias baixas, chamadas rasteirinhas, tomaram conta dos pés das mulheres de todos os estilos, sejam descoladas ou clássicas. Os modelos transitam com desenvoltura em situações do cotidiano e em ocasiões mais formais, a diferença está no material da sandália e como coordená-la com o restante da produção.
Com tantas alternativas para ficar elegante sem abusar do salto alto, não existe desculpa para não investir nos sapatos baixos. Os modelos são super femininos e deixam as mulheres impecáveis quando o assunto é estilo.
SAPATILHA
Com o surgimento do balé clássico, as sapatilhas apareceram pela primeira vez com o nome de ballerinas, para dar leveza ao movimento das bailarinas e como eram de ponta permitiam impulsionar movimentos técnicos. O modelo foi além dos palcos e tornou objeto de desejo das mulheres quando Brigitte Bardot apareceu no filme “E Deus criou a mulher” com uma ballerina vermelha. Em 1957, Audrey Hepburn eternizou a sapatilha no filme “Cinderela em Paris”. O modelo é um curinga e voltou com tudo! Com a variedade de modelos, evite os muito tradicionais de biquinho redondo que são comuns e envelhecem.

OXFORD
O sapato masculino ganhou força total nos pés femininos. Considerado a nova sapatilha pela versatilidade, o modelo oxford permite criar produções estilosas com peças no estilo alfaiataria, como saias e shorts, vestidos, calça jeans e pantalonas. O contraste com vestidinhos suaves, floridos ou rendados também são ideais para o oxford. O modelo surgiu na Inglaterra no século XVII e recebeu esse nome porque ficou muito popular entre os alunos da Universidade de Oxford.

MOCASSIM
Os mocassins são clássicos, discretos e confortáveis. Febre no final da década de 1980, o modelo tem ensaiado um retorno triunfal ao guarda-roupa feminino. Em cores discretas, metalizados ou estampados, são versáteis e podem ser usados com bermudas, saias, vestidos e calças para eventos informais. O mocassim foi um tipo de sapato criado pelos índios norte-americanos com casca de árvore e couro de animal.

RASTERINHA
Para desfilar com uma rasteirinha, cuide para que seus pés estejam impecáveis. Deixe-os bem cuidados com hidratação para evitar ressecamento do calcanhar e lembre-se de manter as unhas limpas e cortadas. Se optar por um modelo de rasteirinha básico, invista nos acessórios poderosos para deixar a produção elegante.

“
Os sapatos baixos além de serem confortáveis, também são considerados sinônimos de beleza, estilo e charme.
@Daniela Gaia