Como é de praxe há quase 30 anos, a Pantone, instituto norte-americano que desde a década de 1960 ficou conhecido por padronizar as diferentes tonalidades com um sistema de cores universal, lança a cor do ano, um tom que represente o estado de espírito da sociedade, desejos, estilo de vida e aspirações, a partir de análises de tendência.
E para 2025, pela primeira vez, a Pantone apostou em um tom de marrom, o Mocha Mousse, um tom suave, simples e reconfortante. A cor reflete um refinamento sutil e traz uma certa neutralidade no uso, diferente do Peach Fuzz que foi a cor de 2024 que era extremamente feminina, mas assim como a cor do próximo ano, transmite um desejo de conforto.
A ESCOLHA
E segundo o comunicado da Pantone a escolha do Mocha Mousse representa um “movimento crescente para nos alinharmos mais de perto com o mundo natural”. O que vai ao encontro da tendência de várias marcas em apostarem no wellness, como por exemplo, o spa da Dior no Hôtel du Cap-Eden-Roc, em Antibes, na França. A busca pelo bem-estar físico e principalmente mental não surpreende por ser cada vez mais um movimento crescente. E a escolha da cor do ano reflete justamente os desejos da sociedade: evoca equilíbrio, calma e cura emocional.
A definição da cor do ano reverbera não apenas na moda que já vinha mostrando a força do marrom em roupas e acessórios, em especial nas bolsas, e a volta da camurça no inverno do próximo ano. A cor vai se “espalhando” por todos os lugares: na decoração, na maquiagem e na gastronomia (vamos concordar que a cor lembra realmente uma mousse de chocolate, né?).
As marcas lançam collabs comemorativas em parceria com a Pantone para reforçar a tendência, como a Motorola que mais um ano lançou um celular em celebração à cor eleita.
Segundo a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, a cor do ano expressa o desejo por prazeres cotidianos. “Sofisticada e exuberante, mas ao mesmo tempo um clássico despretensioso, a Pantone 17-1230 Mocha Mousse expande nossas percepções dos tons marrons, sejam humildes e estruturados ou aspiracionais e luxuosos. A cor evoca um gosto discreto, com um glamour chique”, destaca.
Os tons de marrom já estão entre nós, basta ver as recentes coleções apresentadas com as apostas para a próxima estação. Muitas vezes renegado, o marrom é uma cor que tem uma mensagem muito forte de estabilidade, segurança e autenticidade.

© Foto divulgação Valentino, Chanel, Max Mara, Hermès



COMO USAR
A cor é realmente curinga e pode ser usada sozinha ou como base para combinações neutras para quem é mais minimalista, como branco, preto, off-white e cinza. Mas também harmoniza muito bem com azul, rosa, laranja, verde, lilás e vermelho, opções para as mais criativas. Metalizados em roupas ou acessórios trazem ainda mais sofisticação para a produção. Aposte!

“
Pela primeira vez na história, em 25 anos, que a Pantone escolhe um tom de marrom como a cor do ano"
@Daniela Gaia