Sinônimo de conforto, o tênis é a companhia certa para enfrentar a correria do dia a dia. O calçado se tornou item indispensável no guarda-roupa de quem não abre mão de praticidade e estilo.
Com um misto de beleza, praticidade e ousadia, os tênis ganharam tecnologia e modernidade para abandonar a exclusividade dos esportes para entrar no mundo da moda de vez. A diversidade de modelos femininos deixa a mulher mais confortável para qualquer evento, indo do mais informal até aos que exigem certo requinte. Mas você conhece a história do tênis?
HISTÓRIA DO TÊNIS
Ligado às elites durante muitos anos, o tênis foi uns dos calçados mais revolucionários do mundo. Com a descoberta do processo de vulcanização, em 1839, uma fórmula de preservação da borracha para melhorar a qualidade dos pneus na fábrica de Charles Goodyear, as empresas de calçados começaram a substituir os solados de couro pelos de borracha.
Dessa forma, os sapatos tornaram-se mais leves e confortáveis, sendo o item do vestuário mais usado pelos jogadores de Criquet, na Costa Leste dos Estados Unidos, com o nome de cricket sandals.
O sapato tornou-se mais acessível com a mudança do couro pelo tecido e popularizou nas lojas de departamento com um novo nome: sneaker. As mulheres passaram a usá-lo nas quadras de tênis e aos poucos, foi incorporado ao mundo dos esportes, conquistando seu nome definitivo a partir dos saques e quadras. O calçado passou a representar um estilo de vida. Em 1920, o alemão Adolph Dassler, fundador da Adidas, criou o primeiro sapato de corrida do mundo, mais leve que substituiu o que era usado todos os dias, pesado e desconfortável.
Referência de rebeldia dos anos dourados, o tênis ganhou mais fama ainda nos pés de atores hollywoodianos, como James Dean, Buddy Holly e Elvis Presley, ícones da juventude desvairada. Representante da sociedade urbana que se firmava, o sapato sofreu diversas modificações com o surgimento da tecnologia, ganhando designs arrojados, estética futurista e modelos que agradam a todos os tipos de pessoas, desde crianças a idosos. Para cada tipo de esporte, existe um modelo diferente de tênis e funcionalidade específica.
O tênis virou mania de consumo no mundo inteiro. Só em 1990 foram consumidos cerca de 150 milhões de pares de tênis no Brasil e 500 milhões nos Estados Unidos. A popularidade tornou-se tão intensa, principalmente pelo fato de marcas famosas terem associado seus nomes a de atletas renomados do basquete. Ano passado, a marca Reebok fechou patrocínio com a banda Restart para a propaganda do tênis ZigTech, que fora do Brasil já tem parceria com o rapper 50Cent e o DJ Tiesto. A All Star Converse também desenvolveu um modelo batizado de Kurt Cobain, homenagem ao líder da banda Nirvana. O tênis foi desenvolvido com a ajuda da viúva do roqueiro, Courtney Love, e é branco, com cano alto e totalmente rabiscado.
CHARME
No mundo da moda, o tênis também tem se reinventado, com modelos exclusivos criados por grifes famosas. E mais do que isso, vemos uma onda retrô tomando conta do universo dos tênis com o retorno de modelos que foram sucesso décadas atrás. A Adidas com os modelos Samba e Gazelle dominou os pés das mulheres, assim como o Jordan e Cortez (lançado originalmente em 1972 para corredores), modelos da Nike.

“
No mundo da moda, o tênis também tem se reinventado, com modelos exclusivos criados por grifes famosas.
@Daniela Gaia