Se você foi criança ou adolescente na década de 1990, provavelmente irá se lembrar do icônico estojo de batons de O Boticário em formato de boquinhas. O produto era uma febre e item-desejo da maioria das meninas naquela época – que cá entre nós as opções de produtos de beleza eram bem restritas.
Quer saber o melhor? Trinta e dois anos depois a marca acaba de lançar uma nova versão do estojo com seis opções de batons, o Make B. Six Mini Lips, com tons quentes e frios de nude, rosa, laranja, marrom e vinho. Com textura cremosa, prometem hidratação instantânea e rendem cerca de 30 aplicações. Uma opção prática para ter dentro da bolsa no dia a dia. Ah, o estojo ainda vem com espelho.


Item indispensável do nécessaire de mulheres de todas as idades, o batom é um dos primeiros produtos de beleza que a gente já se apaixona logo na infância. Quem nunca escondido pegou o batom da mãe e fez aquela bagunça?! E pensando em despertar essas emoções que O Boticário aposta nesse comeback icônico repleto de charme.
“Six Mini Lips é a nossa aposta do momento não apenas pela versatilidade, mas também por atender a uma tendência de consumo crescente, alinhada à nossa marca: resgatar itens icônicos do passado que movimentam e ditam uma tendência atual. Este é um movimento que conquista as novas gerações e reforça as boas memórias de quem o vivenciou em 1992, ano de lançamento da primeira versão”, destaca Mirele Martinez, diretora da categoria Maquiagem do Grupo Boticário.

Tendência de mercado
Não é novidade essa tendência do mercado de apostar na nostalgia para atrair a geração Z ou até mesmo para criar uma conexão emocional com os consumidores mais velhos. Reedições de itens ou até mesmo coleções e marcas que foram sucesso nos anos 1980/90 têm sido uma estratégia para atrair novos e antigos clientes que buscam um conforto no passado. Um gostinho de nostalgia que reflete nas vendas.
E o fenômeno não se restringe apenas ao segmento de moda e beleza, mas também no comportamento alimentar. Segundo dados da pesquisa da Kantar Worldpanel, de 2023, 30% dos brasileiros estão buscando cada vez mais alimentos que remetem a memórias afetivas e tradições familiares. Ainda de acordo com o estudo, marcas que aplicaram elementos nostálgicos em seus produtos têm registrado um aumento significativo no faturamento.
Outro hit idolatrado era o brilho labial de moranguinho ou uva da Avon (ou diga-se de passagem de alguma marca “similar”). Além de passar na boca, não mita que você chegou a tentar “comer” pra ver se o produto tinha cor, cheiro e gosto de morango… Quem nunca?
E antenada nesse sentimentalismo, a Avon relançou o brilho labial no último mês e traz de um lado do morango um tom rosado com efeito perolado e do outro um tom vermelho mais cremoso. Dizem que o cheirinho segue inconfundível! Já provou alguns desses pra matar a saudade da infância?